Sequência didática. Tema: Sustentabilidade.
Formação do grupo: Lorena Rodrigues, Marina Briata, Maria Alice Bral, Stefany Matos, Samantha Carvalho e Patrícia Pinho.
Disciplina: Língua Portuguesa.
Tema central: Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Objetivo Geral: Desenvolver o conceito e os benefícios do tema central com os alunos, para que assim possam colaborar para um mundo mais sustentável, pois ações feitas hoje podem ter conseqüências futuras.
¢ Turma: 3º ano.
¢ Faixa etária: 07 aos 09 anos.
Primeiro dia:
Tema da aula: O que é Sustentabilidade?
Tema transversal: Português e ciências.
Gênero: Artigo de opinião.
Eixo: Práticas de reflexão sobre o uso da língua, oralidade e práticas de leitura.
Objetivo da aula
Primeiro dia:
Tema da aula: O que é Sustentabilidade?
Tema transversal: Português e ciências.
Gênero: Artigo de opinião.
Eixo: Práticas de reflexão sobre o uso da língua, oralidade e práticas de leitura.
Objetivo da aula
Procedimento metodológico:
Avaliação:Observação de como o aluno desenvolveu as atividades em sala, como a leitura do texto e a produção de texto.
Segundo dia:
Tema da aula: O caminho do lixo.
Tema transversal: Natureza e Sociedade.
Gênero: Redação.
Eixo: Práticas de produção textual; Oralidade.
Objetivo da aula:
Procedimento metodológico:
Avaliação:
Participação do aluno na roda de conversa; a compreensão do processo da coleta do lixo escolar; os questionamentos que foram realizados.
Terceiro dia:
Tema da aula: Reaproveitando os alimentos.
Tema transversal: Português, Ciências e Matemática.
Gênero: Receita.
Eixo: Oralidade, práticas de reflexão sobre o uso da escrita e práticas de leitura.
Objetivo da aula:
Procedimento metodológico:
Avaliação:Observação no entendimento do aluno a esse gênero textual,percepção de estrutura,cronologia da receita e a questão da quantidade.
Material utilizado:
Receita
Bolo de casca de banana
Ingredientes:
Massa:
4 unidades de casca de banana
2 unidades ovo
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
½ xícara (chá) de açúcar
1½ xícara (chá) de água
4 unidades de banana
½ unidade de limão
Modo de preparo:
Lave as bananas e descasque. Separe as cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por ultimo, misture delicadamente às claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno medo preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.
Quarto dia:
Tema da aula: Cuidando da natureza.
Tema transversal: Português e Ciências.
Gênero: Poético.
Eixo: Produção Textual
Objetivo da aula:
Procedimento metodológico:
Avaliação: Observar se houve um entendimento da estrutura do poema, se a coletividade foi bem trabalhada e se houve uma compreensão do tema abordado.
Poema a ser trabalhado:
Cuidando da natureza
(Leila Maria Grillo)
Vamos cuidar
Da mãe Natureza
Preservando a vida
Do nosso Planeta.
Não desperdicem água
Para não faltar
Separe todo lixo
Para reciclar.
Não destruam as matas
Árvores e flores
Que enfeitam o mundo
Com as suas cores.
Não poluam o ar
Isso não é legal
Na certa vai causar
O aquecimento global.
Vamos trabalhar
Nessa tarefa urgente
Para preservar
O nosso meio ambiente.
Quinto dia:
Objetivo da aula:
Quinto dia:
Objetivo da aula:
Procedimento metodológico:
2º Momento: Pedir que eles façam grupos e cada grupo escreva um bilhete onde falarão o que esperam que tenha melhorado no meio em que vivem, para que as gerações futuras usufruam de um Mundo melhor. Ao fim da escrita, um representante de cada grupo lerá o bilhete feito por eles.
3º Momento: Confecção de cartazes que ilustrem o que foi absorvido na Semana da Sustentabilidade. Cartazes estes que servirão de "ornamentação" para a escola a fim de orientar e informar sobre os temas tratados.
4º Momento: Criação de objetos com sucatas "pet". Dentre eles estão o bilboquê, megafone, flor e até mesmo um potinho "porta-treco".
Avaliação:Observar a capacidade de entendimento do tema tratado, escrita, oralidade, criatividade, coordenação psicomotora e a coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário