segunda-feira, 11 de março de 2013

A Língua Portuguesa nos Currículos de Final do Século

Marildes Marinho                                                                                                                                        A língua portuguesa nos currículos de final de século
        O texto de Marinho traz a proposta de repensar o trabalho de Língua Portuguesa a partir do currículo  considerando eixos para esse estudo. Entre os objetivos estar avaliar a construção do currículo para essa disciplina.
* Condições de leitura de um texto curricular: Uma perspectiva de analise.
        Aqui a autora busca identificar as condições que levam a produzir uma proposta curricular. Partindo para uma analise dos fatores internos e externos que constitui esse processo e pensando na forma que se e escrito esse tipo de documento.
* Resumindo uma Longa Historia das disciplina de Língua Portuguesa.
        A autora faz um trajeto sobre a historia da disciplina trazendo questões sobre o livro didático  o perfil do professor e do aluno em diferentes épocas  Em relação ao livro didático e relembrado que durante muito tempo foi utilizado como guia das atividades pedagógicas do professor de Português.
Outro ponto importante e a definição dos conteúdos dessa disciplina, tendo a disputa entre os assuntos de linguagem oral e escrita. Nesse processo percebe-se que a gramatica ganhou um grande espaço historicamente, mesmo apos da lei 5692/71 ela não perdeu se posto como conteúdo básico da disciplina de Língua Portuguesa.
        A busca por um currículo contemporâneo surge ainda na década de 70, com o Construtivismo e outras teorias. Pensando na construção do currículo percebe-se que não são feitas referencias quanto aos seus organizadores e os conteúdos a serem focalizados dependem de um longo estudo.
* Da forma de organização às estratégias de leitura.                                                                                                                                            Ao avaliar os currículos de diferentes estados a autora percebeu que a organização desses levam propostas diferenciadas da forma que é sugeridas as suas leituras, principalmente em relação a organização do índice. Tal proposta é utilizada para enfatizar determinados assuntos que cada estado ou região considera importante.                                                                                                                                                               Entre as observações feitas é considerado os pressupostos teóricos de cada documento, verificando os tipos de leituras sugeridas por cada um, destaca-se como característica comum as pequenas quantidades de página e a pouca abordagem dos conteúdos básicos para cada disciplina.                                                                                                                                                    

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