segunda-feira, 11 de março de 2013

Continuação

 A língua portuguesa nos currículos de final de século                                                                                                                                                                  * Concepção de Língua e Gramatica
Entre os pontos abordados nesse tópico vemos que o currículo é estruturado de maneira que não atendem igualmente os âmbitos da gramática e da língua  quase sempre são realizadas propostas que tendem a seder pelo o uso da gramatica tradicional, sem considerar a língua propriamente dita (Retornando ao assunto da importância que a gramatica conquistou durante toda historia da Língua Portuguesa).
Apesar das propostas dos organizadores dos currículos que utilizam de uma proposta curricular baseada em concepções que apresentam uma visão sócio-histórica da linguagem, vemos ainda uma pratica tradicional das organizações dos conteúdos. Mesmo diante desse dilema, percebe-se avanços no processo de ensino-aprendizagem que rompem um pouco a prática tradicional dando importância para a leitura e a produção de texto e não mais a repetição de conteúdos gramaticais.
Considerando o ensino da língua gramática é importante se pensar em um currículo que não faça o uso da gramática como um conjunto de normas; nem fazer comparações entre língua materna e norma culta; nem fazer uma pratica separada desses termos. O uso da gramática vem assumir um papel de auxiliador no desenvolvimento da linguagem materna, como já foi estudado.
* A escrita na escola: ler e escrever pra que?
Durante toda historia da disciplina de língua portuguesa o uso da norma culta sempre esteve presente, nesse sentido a autora traz definição da proposta curricular para o ensino de língua portuguesa que e levar o aluno a dominar a norma padrão, principalmente em sua modalidade escrita.
A escola diante das propostas curriculares vem a ser orientadora do processo de assimilação da norma culta, considerando a linguagem que o aluno ja adquiriu.  Muitas vezes é através dela que o aluno vai assumir o gosto por ler e escrever, podendo também ter uma visão critica de mundo.
Os trabalhos realizados em sala de aula devem promover a relação direta entre os alunos e a linguagem de diferentes textos, com o objetivo de possibilitar uma aprendizagem prazerosa.                                          *Variação linguística e relação língua oral/língua escrita                                                                                           Considerar as variações linguísticas devem fazer parte do ensino da língua portuguesa, pois essa é uma característica básica da fala (aprendizado) dendo cada estado seus aspectos peculiares. Ao trabalhar em sala o professor deve articular as atividades de modo a levar seus alunos a refletir sobre o assunto.                                  *  A avaliação: Um final lacônico                                                                                                                                Pensando no conceito de avaliação nos currículos a autora percebe que esse não faz uma abordagem direta e específica sobre esse tema, também não sugere um modelo a ser seguido. Nos currículos analisados por ela ambos apresentam da forma já citada.                                                                  

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