Patrícia Corsino
Aprender é reconhecer as diversas interpretações de mundo. É refletir as diversas
formas de conhecimento
A principal abordagem do texto é as diferentes áreas do conhecimento, destacando o relato de uma professora que usou de uma ação de um dos seus alunos para criar um projeto de ciências. Nesse relato, a autora aponta para a importância de ouvir os alunos e a flexibilidade do planejamento da aula.
Para uma aprendizagem significativa é necessário tempo para realizar as atividades, considerando as habilidades e conhecimentos prévios desses alunos. O importante é quebrar a barreira entre o professor "dono do saber" e o aluno "nada sabe".
O currículo flexível, abordado no texto, favorece a aprendizagem e nós como professores temos que está preparados para o imprevisível, pois talvez seja a oportunidade de trabalhar novos temas dentro das disciplinas que estão sendo estudadas.
A aprendizagem tem que se construída em sala, o professor é o mediador desse processo e deve acompanhar o desenvolvimentos de seus alunos, de modo que seja útil a sua vida social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário