sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Gênero Textual e Tipologia Textual

Sílvio Ribeiro da Silva
              O autor aborda, logo no início do texto a importância de saber diferenciar gêneros textuais de tipologias textuais. Para ele,  todas as atividades de língua portuguesa tem que visar o desenvolvimento do aluno diante do que este já adquiriu  em convívio com a família.                           A discussão aqui é como se deve trabalhar em sala de aula a língua portuguesa, pois isso é apresentado, neste duas  visões sobre a realização desses trabalhos em sala, de um lado Luíz Antônio Marcushi que defende o trabalho com texto baseado nos gêneros textuais;de outro tem Luíz Carlos Travaglia defende o trabalho com a tipologia textual. 
          Para Marcushi:
Tipologia Textual é usado para designar uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição 
Gênero Textual é definido pelo autor como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia a dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.      
 Para Travaglia:
Tipologia Textual  é como aquilo que pode instaurar um modo de interação, uma maneira de interlocução, segundo perspectivas que podem variar.
Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica, sendo usado em determinados momentos da interação.       Finalizando o autor aponta, entre outras questões, que o professor ao selecionar um texto a ser trabalhando nem sempre leva em consideração essa discussão, principalmente por que não se há textos expecíficos para trabalhar ambos assuntos.
A atividade com a língua, assim, favoreceria o exercício da interação humana, da participação social dentro de uma sociedade letrada.
            
Tipo textual é a forma como um texto se apresenta. As únicas tipologias existentes são: narraçãodescriçãodissertação ou exposição, informação e injunção. Não há outros tipos de texto senão os citados acima. Ao contrário do que se imagina, existem apenas 5 tipos textuais. Diálogo, relato, entrevista, explicação, entre outros, são gêneros textuais.
Poesia e Prosa são formas literárias ou formas textuais.

Oficinas de incentivo à leitura

Como o assunto é a aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos do ensino fundamental, trago nesse artigo um vídeo da revista Nova Escola mostrando um projeto realizado pela

Fundação Victor Civita e pela Energias do Brasil

O interessante deste vídeo é a relação do projeto com a comunidade afim de promover a construção da aprendizagem de forma coletiva. O contexto aqui é a base de tudo, criando assim um ambiente favorável e acessivo ao desenvolvimento de todos.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental.

Patrícia Corsino
Aprender é reconhecer as diversas interpretações de mundo. É refletir as diversas
 formas de conhecimento

        A principal abordagem do texto é as diferentes áreas do conhecimento, destacando o relato de uma professora que usou de uma ação de um dos seus alunos para criar um projeto de ciências. Nesse relato, a autora aponta para a importância de ouvir os alunos e a flexibilidade do planejamento da aula.
        Para uma aprendizagem significativa é necessário tempo para realizar as atividades, considerando as habilidades e conhecimentos prévios desses alunos. O importante é quebrar a barreira entre o professor "dono do saber" e o aluno "nada sabe".
       O currículo flexível, abordado no texto, favorece a aprendizagem e nós como professores temos que está preparados para o imprevisível, pois talvez seja a oportunidade de trabalhar novos temas dentro das disciplinas que estão sendo estudadas.
       A aprendizagem tem que se construída em sala, o professor é o mediador desse processo e deve acompanhar o desenvolvimentos de seus alunos, de modo que seja útil a sua vida social.

Proposta Pedagógica- Consciência Fonológica




Alfabetização e letramento


 O ensino e a aprendizagem da linguagem escrita em classe do primeiro ano do ensino fundamental
Sara Mourão Monteiro e Mônica Correia Baptista
Ainda refletindo sobre o tema alfabetização e letramento damos continuidade a essa temática com o tema acima apresentado. Em seguida veremos um slide sobre as ideias e as concepções apresentadas no texto.
Trabalho realizado por Stefany Silva Matos e Isabella Monteiro.