MACIEL, Débora Amorim Gomes da Costa
.O texto faz uma analise as estratégicas didáticas adotadas pelos livros para tratar as relações fala-escrita, considerando a escassez de pesquisa que investigam tal eixo de análise direcionado para as séries iniciais. Neste texto são apresentados logo no início os materiais usados para crias as propostas didáticas, desde sua organização à pesquisa.
Para a realização desta, a autora usou de duas coleções Português para a Proposta para o Letramento (C1) e Vitória- Régia- Língua Portuguesa(C2), com o objetivo de evidenciar a necessidade de se trabalhar a dimensão textual. Ambas as coleções foram indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático, estes por sua vez apresentavam objetos de estudos diferentes; o C1 apresentava relação fala-escrita na dimensão do contínuo tipológico dos gêneros textuais,e a C2 faz uma reflexão da língua falada do ponto de vista do que se espera de uma escrita padrão.
No entender de Maciel, as crianças mesmo nos anos iniciais realizam reflexões da língua e as suas diferenças, mesmo assim há ainda dificuldade na fala dessas nos primeiros anos, que a escola deve está atenta, pois se percebido logo mais rápido será solucionado.Ainda nesse contexto, as escolas devem sempre promover atividades diferenciadas para auxiliar no desenvolvimento e nas dificuldades de seus alunos.