sábado, 9 de junho de 2012

Das aprendizagens e das metodologias de ensino...Dilemas da gestão escolar.(Amélia Escotto do Amaral Ribeiro)

Grupo 2
A dimensão significativa da aprendizagem
Coll aponta 3 aspectos com vista a explicitação conceitual:
a           -Aprendizagem escolar e a construção do significado- o aluno aprende um conteúdo quando é capaz de atribuir-lhe significado.
b      -Significado e sentido na aprendizagem escolar- as percepções dos alunos não coincidem necessariamente com a dos professores.  Há todo um conjunto de fatores que desempenham importante papel na mobilização de conhecimentos prévios. A motivação do aluno resulta de uma série de processos, sem ter uma explicação satisfatória.
c                -Ensinar, aprender, construir e compartilhar- o significado que o aluno constrói resultam dele próprio, dos conteúdos de aprendizagem e do professor. O professor é importante como orientador da ação didático-pedagógico de acordo com o projeto administrativo-pedagógico da escola.
No contexto de qualidade/quantidade alguns pontos merecem destaque:
·         *A finalidade educativa pretendida com a realização de tarefas- uma tarefa desarticulada do contexto desencadeador de processos mentais está fadada ao fracasso, pois se constituem para o aluno como “ações” fragmentadas.
·       *  O tempo das atividades/tarefas- delimitar o tempo das atividades é essencial a um planejamento cuja a intenção seja a construção do conhecimento.
·         *Estratégias de planejamento, proposição e organização das tarefas- é função do professor, oferecer, paulatinamente aos alunos os esquemas de assimilação necessários à realização da tarefa. Os materiais didáticos por si só não orientam a realização da tarefa.

Um comentário: